Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Hambúrguer de Soja 2.0 e Molho de Abacate


          Eu já tinha postado há anos a primeira receita que aprendi de hambúrguer de pts. Desde então, fiz tantos hambúrgueres, que pude testar várias proporções e adaptações diferentes.
          Logo posto as adaprações de sabores, mas vou começar pela receita base que faço atualmente:


Hambúrguer de Soja 2.0

     Pra falar a verdade, eu não gosto muito de pts. São raras as receitas que me agradam porque o ingrediente principal pra mim é complicado, mas essa aqui é uma das que mais gosto.
     Quando faço, costumo fazer logo 1kg de pts desidratada porque congelo, mas essa receita aqui rende mais ou menos 8 hambúrgueres, o que deve dar para dois almoços e dois jantares para duas pessoas não ogras.


-2 colheres de sopa de cebolinha
-4 colheres de sopa de salsinha
-1 cebola
-2 dentes de alho grandes
-2 xícaras de proteína de soja escura moída
-3 colheres de chá de caldo de carne artificial em pó (a Marca Ki Sabor tem vários sabores sintéticos)
-1/2 colher de chá de pimenta do reino
-1 ovo
-3/4 de xícara de farinha de trigo branca

     Esse teve adição de semente de gergelim e linhaça dourada (1 colher de sopa de cada) sem modificar a receita original por ser uma quantidade pequena. Essa proporção se aplica à qualquer grão pequeno seco e pode ser adaptado à outros sem medo.

     Pique a cebolinha, a salsinha, a cebola e o alho e pique ou processe em pedaços muito pequenos, pois, quanto menores, melhor a aderência.
     Hidrate normalmente a pts, escorra bem a água e acrescente a mistura de temperos, o caldo de carne e a pimenta do reino. Para pegar melhor o sabor, deixe descansar na geladeira por 20 minutos (ou mais, atée de um dia para o outro, se não tiver pressa).
     Acrescente o ovo e misture até a umidade ficar uniforme, depois, a farinha, até dar liga.

     Para fritar, não é preciso moldar antes (nem é possível também, é um desastre!), basta colocar a porção de uma concha de feijão na frigideira ao fogo baixo e moldar ali com a ajuda de uma espátula. Pode parecer que vai dar ruim, mas é só arredondar, pressionar um pouco por alguns segundos, tampar e aumentar o fogo para médio. Em mais ou menos 3 minutos o hambúrguer ficará sequinho e resistente do lado frito e poderá ser virado sem medo.

     Na receita original tinha óleo só para realçar o sabor, mas eu prefiro sem por já ter que colocar um pouquinho pra fritar.

     Caso queira congelar, pode ser guardado cru em um pote grande (descongele naturalmente sem esquentar, caso contrário, o ovo e a farinha vão cozinhar e ficar duros na hora errada) ou, como eu, em pequenos potinhos com o tamanho exato da porção (esses podem ser descongelados no microondas e isso até ajuda a virar já com o formato certo na frigideira).

Molho de Abacate

     Eu adoro molhos! Sempre coloco muito nos meus lanches.
     Meu preferido é à base de maionese, mas como tenho um abacateiro lindo e carregado aqui, preciso ser grata e fazer por merecer.


-1 Abacate
-1 Tomate
-1 Limão Taiti
-1/2 colher de sopa de pimenta calabresa
-1 colher de sopa de salsinha desidratada
-1 colher de chá de alho e cebola em pó
-1/2 colher de chá de açúcar refinado
-1/2 colher de chá de sal

     Pique o tomate em quadradinhos bem pequenos.
     Esprema o suco do limão.
     Amasse o abacate.
     Misture todos os ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Seja educado e coerente.

* Não faça propagandas.

* Agradeço muito pela visita e pelo comentário <3