segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Torta de Banana


          Minha primeira tentativa de torta de banana foi muito boa. Ainda ficou tostada demais embaixo e não caramelizada por cima, então, preciso tentar mais vezes até pegar o jeito, mas o sabor ficou ótimo, tanto que durou só sobreviveu um dia numa casa de 3 pessoas e essa receita é bem grande!


-5 colheres de sopa de manteiga
-1 + 1/2 de pacote de biscoito tipo leite ou maizena
-1 caixinha de leite condensado 
-1 caixinha de creme de leite
-1 pitada de sal
-2 ovos (gemas e claras separadas)
-1 colher de chá de essência de baunilha
-1 copo de leite
-2 colheres de sopa de amido de milho
-4 bananas nanicas grandes
-3 colheres de sopa de açúcar refinado
-2 colheres de sopa de canela em pó

     Derreta 4 colheres de manteiga, triture (eu usei um processador) os biscoitos e adicione a manteiga derretida aos poucos no processo até ficar uniforme. Monte na fôrma e deixe no congelador por 20 minutos.
     Esquente mexendo sem parar em fogo médio a colher restante de manteiga, o leite condensado, o creme de leite, o sal, as 2 gemas e a essência de baunilha até começar a ferver. Misture o amido de milho no leite frio até dissolver totalmente e adicione na mistura fervente até ficar consistente. Deixe no congelador para resfriar enquanto prepara o restante da receita.
     Pique as bananas.
     Bata as claras em neve e adicione o açúcar.
     Pegue a fôrma e monte em ordem, o creme, as bananas, a clara batida e a canela por cima.
     Leve ao forno em fogo alto até dourar. Meu forno é muito potente e acabou queimando a parte de baixo antes de conseguir caramelizar as bananas. Se seu forno for igual, tente deixar a fôrma mais no alto, ou coloque dentro de uma fôrma com água ou use uma barreira entre a fôrma e o fogo (pode ser uma tábua de madeira resistente). Eu vou testar essas e outras formas e depois atualizo.

2 comentários:

  1. Talvez seja melhor usar uma forma de alumínio, nada que eu faço nessas formas de vidro dá muito certo... Mas de qualquer forma ficou muito bonita, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar na próxima. Meu caso é o contrário, eu tive tantas coisas feitas em metal que deram errado, que amo vidro XD

      Excluir

* Seja educado e coerente.

* Não faça propagandas.

* Agradeço muito pela visita e pelo comentário <3