Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2016

Beleza - Maquiagem Básica


          Atualmente, nos fazem acreditar não só que a maquiagem é necessária, mas que também é preciso usar uma infinidade de itens e cobrir toda e qualquer ''imperfeição''. Eu tentei uma coisa ou outra quando comecei a usar e encontrei muitos tutoriais desnecessários, principalmente sobre o que chamam de ''make básica'', que de básica, não tem nada. Eles apenas atrapalharam a minha busca, pois davam a impressão de que só acima daquele nível é que faz diferença.
          Sou a favor de qualquer tipo de maquiagem ou nenhuma, desde que quem use (ou não) o faça de forma consciente e seja feliz. Acho as makes divosas a coisa mais linda e bato palmas para quem tem habilidade com elas. Tudo é válido. O que eu gostaria de mostrar nesta postagem é que existe algo básico de verdade para nós, pobres mortais, que só querem algo fácil, rápido e confortável para o dia-a-dia, e que esse algo faz diferença.
          Eu uso maquiagem porque gosto de realçar minhas feições, do resultado final e de poder ter uma pequena variação no rosto, assim como posso ter com roupas. Ao mesmo tempo, não gosto de aplicar, da sensação desconfortável de usar, de ter que retocar, do processo de remoção e de como a pele se danifica com o uso. Por isso, a minha técnica se baseia em usar uma quantidade mínima que seja duradoura, proteger a pele e facilitar a remoção.
          Estes são os 4 itens que costumo usar e o que uso para preparar a pele.

-Etude House Dear Girls Be Clear BB Cream                         -Tracta Creme Hidratante Melissa
-Contém 1g Artist Palette Blues                                                       -Vult Cosmética Protetor Labial Cacau e Karité
-Dailus Máscara Para Cílios Extra Longo e Curvado
-Dailus Pro Batom Líquido Paixão


          Este é meu belo rosto amanhecido, com o inchaço e as olheiras que tem direito.
          Caso queira usar lentes, é preciso colocar antes de qualquer produto para evitar irritação. Eu gosto de usar lentes coloridas ou que ressaltam os olhos em 1 ou 2 milímetros. Neste ângulo, olhando para a câmera, que estava acima da minha cabeça, dá para notar ainda mais a diferença.
          Para tirar o inchaço e a vermelhidão, faço compressa com gelo por cerca de 10 minutos. O pano  precisa estar úmido e é de prato porque as toalhas de banho são felpudas demais e não fazem o mesmo efeito.
          Movimentar o rosto acelera o processo, então, escolha uma música inspiradora e se ponha a cantar a plenos pulmões! Além de ajudar na circulação, a música e o canto tem ótimos efeitos terapêuticos.


          A seguir, com hidratante e protetor labial absorvidos, já dá para notar que o rosto não está mais tão inchado e manchado. Esse hidratante tem efeito matte, que deixa a pele seca por mais tempo e funciona como primer, mas sem agredir a pele, e ainda forma uma camada protetora contra a química da maquiagem, o mesmo ocorre com o protetor labial.
          Aplico um pouco de bb cream apenas nessas áreas com pinguinhos dando batidinhas leves com os dedos. Não passo na testa e nas bochechas, pois acho que estão bem assim e gosto das sardas, então, só cubro o contorno dos olhos, nariz, espinhas esporádicas e aqueles dois pontinhos de cada lado da boca, onde tenho vasinhos rompidos. Pelo que vi, esse é o trabalho do corretivo na maquiagem profissional, mas, para mim, já é suficiente.
          Não precisa ter medo de ficar bicolor. Basta arranjar uma base/bb cream com a cor certa e não usar muito. O hidratante passado previamente ajuda a cor a ficar translúcida e uniforme nas áreas de transição.
          Lembre-se de retirar o excesso nas áreas de transição com os dedos e áreas de acúmulo, como pálpebras, sobrancelha e marcas de expressão, com cotonete.


          Base/bb cream, rímel e batom solúveis em água e sabão neutro é uma maravilha, pois são leves, fáceis para corrigir borrões, não pesam e são rápidos de remover. Produtos que sejam resistentes ao suor, mas saiam com facilidade em sabonetes comuns são os ideais. Com esses produtos e nesse processo, não preciso de óleos, demaquilantes e sabonetes especiais. Sai tudo com apenas duas lavagens comuns com um cleansing foam hidratante durante o banho.
          Substituir o delineador líquido ou o lápis por sombra já corta totalmente a existência daquelas manchas pretas pós lavagens e borram bem menos na aplicação. Deixe a linha do delineado exposta para a sombra preta aderir direto, isso diminui o trabalho e o tempo.


          E voilà! Traços ressaltados, manchinhas que não curto levemente cobertas, sensação de usar apenas hidratante e protetor labial, e tudo leva menos de 20 minutos (varia de acordo com o tempo de compressa).
          Mesmo usando ''pouca'' maquiagem, faz bastante diferença! Não deixe que te façam acreditar que suas manchas são terríveis, enormes e vistosas. Cubra-as se quiser, mas saiba que só dar um jeitinho aqui e ali já faz diferença. Tirar fotos e ter uma pseudo visão de terceira pessoa pode ajudar a se ver sem aquela visão autocrítica exagerada do espelho.


          Imagino que não seja assim tão diferente do que costumam fazer, apenas tem alguns detalhes diferentes. O que vocês descobriram na prática que faz toda a diferença e não está em nenhum tutorial?

12 comentários:

  1. Karine, amei seu tutorial!!!
    Eu sou super preguiçosa para me maquear, entao sempre fico desanimada com 99% dos tutoriais que encontro no youtube, por conta disso passei a cuidar mais da minha pele com dermocosmeticos para evitar maquiagem, quando puder faça um poste dos seus cuidados diarios com a pele(se tiver) por favor haha. Eu imaginava que sua maquiagem era mais elaborada, com certeza colocarei em pratica a dica de apenas realçar as feiçoes (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu enrolei muito para fazer esse post achando que não seria útil para ninguém, mas parece que tem mais gente que se parece comigo nesse ponto do que eu imaginava ^^

      Eu também fiz como você. Tentar cuidar da pele é melhor do que corrigir com maquiagem, principalmente quando a maquiagem é a causadora de danos. Vou planejar algo sobre isso. Obrigada pela dica ^^

      Excluir
  2. Faço bem parecido contigo. Só que no lugar do bb cream (que não existe para pele morena) uso corretivo waterproof (pq transpiro muito) e pó para matificar a pele mista só nas zonas críticas. Dai um blush leve, máscara e batom. Eu não demoro mais de 10 minutos, super simples. Não me importo de usar removedor, até pq me ajuda a lembrar de limpar a pele diariamente (se não limpo, mesmo sem usar maré, aparecem cravos =/), mas confesso que dá preguiça xD
    Só fiquei curiosa pq li em algum lugar sobre rotina de pele japonesa/coreana que os bb creams foram feitos para remover com algo oleoso. Não sei se tu já ouviu sobre isso, mas vale dar uma conferida ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a maioria é, pois costumam ser a prova d'água e de super cobertura, mas este é apenas resistente à água e bem leve. Passar o hidratante antes de aplicá-lo é essencial para que ele não grude na pele e penetre nos poros, assim, a remoção é bem fácil.

      Eu testei algumas makes coreanas do jeito que eles costumam usar, que é camada grossa e uniforme + pó. Essas realmente precisam de óleos e limpezas especiais. A questão do óleo é limpar make pesada e hidratar ao mesmo tempo, considerando que a pele fica super estragada com a quantidade de maquiagem que foi usada, depois dele, ainda é preciso limpar com cleansing foam uma ou duas vezes para retirar o óleo. A gente já fica meio doida aqui no BR com a venda de sabonete básico e demaquilante, imagina por lá, que tem 4 ou 5 tipos diferentes de sabonete e te fazem usar mil maquiagens e ter que comprar mil sabonetes para tirar

      Excluir
  3. Que carinha de sono :D

    Uma coisa que aprendi com tentativa e erro foi que a minha pele oleosa não gosta muito de determinados tipos de base. As pastosas são praticamente proibidas. O pó é o que mais dá certo. Entretanto, apesar de ter algumas marcas de acne, não me importo tanto de cobrir quando quero só uma make básica. O que eu faço de básico é usar o rímel (minha paixão, diga-se de passagem), passar delineador, um blush leve que só dê a sensação de bronzeado e um gloss. Na pele eu passo um protetor solar que controla a oleosidade e acho o resultado ótimo.

    Adorei suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Foi tipo ''Tem que ser realista, Karine. Vai ter que publicar sua infinita beleza ao acordar'' XD

      Eu tinha a pele oleosa quando morava em Florianópolis, acredito que por conta do calor e da umidade. Era muito mais desconfortável usar maquiagem! Já testou bases ou bb creams coreanos? Sei que são chatos na paleta de cor, mas costumam ser bem menos oleosos do que as bases nacionais. Se puder testar, recomendo :)

      Obrigada <3

      Excluir
  4. POxa Karine! EU jurava que você era mega expert em maquiagens!!

    Eu me acostumei a usar muita maquiagem, tanto que no dia a dia procuro usar só o BB cream e blush, mas sinto como se não tivesse passado nada e que não tem diferença nenhuma! E poxa, se você não tivesse colocado seu passo a passo, juraria que aí tem base, corretivo, primer pó e todas essas parafernalhas que não consigo mais viver sem!! Make básica pra mim leva no mínimo uma hora! D:
    Vou me inspirar mais nesse teu tutorial e ver que com pouco já faço muito! <3

    ~Athene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mal sei usar corretivo XD

      Eu comecei a usar maquiagem passando bastante bb cream e no rosto todo. Não foi tao fácil me desvicunlar disso depois de acostumar com uma pele linda e uniforme. Mas, em pouco tempo, a preguiça e a autoestima me fizeram ver que eu não preciso ter pele de photoshop para me achar bonita e simplesmente parei de tentar ter a pele que eu não tinha. Depois de um tempo, vi que não sentia falta nenhuma e me gostava ainda mais quando me olhava no espelho e não me sentia artificial. Descobri que eu odiava mais o pó craquelado, o excesso de base que acumulava nas linhas de expressão, a oleosidade que acumulava na minha pele e como em um ano (que foi mais ou menos o tempo que passei nesse estilo de maquiagem) a minha pele envelheceu como nunca

      Você é linda, Athene! Te dou todo o apoio para a sua redescoberta. Boa sorte <3

      Excluir
  5. Muito legal esse post seu! Acho ótimo esse tipo de postagem pois mostra para as meninas que estão começando que elas não são obrigadas a fazer mil contornos no rosto para poder usar make! A única coisa que acho bem legal você ressaltar ou complementar em uma próxima é o fato de que você tem uma ótima pele e que cuida bem dela! rsrs eu já tenho a pele bem ruinzinha e quando vou usar BB cream acabo usando no rosto todo, mas é culpa minha de não cuidar da pele né? rsrs com a pele ruim se eu uso BB cream em só alguns pontos fica beeem destoante! Mas essa é só minha experiencia e meu ponto de vista ^.~*
    Eu tenho minha make básica que chamo de 'make de 5 minutos' onde eu uso só BB cream, blush, lápis preto, máscara e gloss, e uso com frequência na hora de sair mas no dia a dia não uso maquiagem nenhuma! Mas é algo que eu gostaria de mudar viu... quem sabe em 2016 né! Enfim, você arrasa sempre! Com rosto limpinho ficou linda de qualquer jeito! Só são 'lindas' diferentes, mas sempre linda! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu comecei a usar lolita, a make recomendada era meio gyaru e diziam para usar um monte de coisa. Tá, fica bem bonito, mas parecia que só aquilo que era o certo, sabe? Foi bem engraçado ir desistindo de usar item por item até mal usar bb cream XD

      Acho que vou fazer uma postagem sobre rotina de beleza, aí, lembro de dizer isso. Esqueci de especificar o tipo da minha pele e que não tenho muitos problemas além das olheiras e dos vasinhos. Valeu pelo lembrete o/

      Eu tentei usar blush de diferentes cores e formas e acho que não combina comigo. Acho lindo nas pessoas (principalmente os rosinhas em você :3), mas não é para mim x.x

      Obrigada <3 Tu também é linda com e sem make. Nem esquenta com isso ^^

      Excluir
  6. Eu, às vezes, acabo desistindo de uma ou outra maquiagem só pela preguiça de tirar tudo depois. É incrível: nunca consegui um resultado 100% satisfatório, mas a incomodação para retirar os quilos de corretivo é garantida... u.u Fiquei na curiosidade sobre esse BB Cream da Etude! Na real, tenho muita vontade de testar marcas coreanas, pois parecem ser menos oleosas - e minha pele agradeceria muito! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu tive um único corretivo na vida. Foi o primeiro e o último. O negócio só serve para grudar e não sair mais e só funciona em maquiagem pesada, onde ele fica uniforme ¬¬

      Eu testei várias marcas nacionais de base entre Vult e Contém 1g (ex de valores) e ainda não superam nem o preço, nem a eficácia das coreanas, muito menos em conforto. Os bb creams são uma maravilha! O troço pode ser super leve e ao mesmo tempo cobrir muita coisa! E também são bem menos oleosos do que os nacionais, eu diria que no mínimo metade. Recomendo demais, viu? Esse que eu uso é edição limitada e não produzem mais, nem na cor, nem na baixa oleosidade. Estou desesperada procurando um para repor quando esse esgotar E custou tão baratinho ($8 com frete incluso)</3

      Excluir

* Seja educado e coerente.

* Não faça propagandas.

* Agradeço muito pela visita e pelo comentário <3