Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2016

Receita


          A minha estação favorita está chegando e eu estou empolgadíssima para voltar a fazer pratos quentes sem derreter. Como o clima aqui está meio louco, fiz um prato frio, um quente e uma sobremesa com desculpa de data comemorativa.


Torta Gelada de Maionese

          Chamam de torta, mas, para mim, é um sanduíche lindo tamanho família. Eu adoro maionese e sanduíches, então, acho essa receita perfeita.


-1 pote grande de maionese
-8 fatias de pão de forma
-200g de parmesão ralado
-1/2 xícara de ervilha congelada (tem um ótimo sabor, totalmente diferente da em conserva)
-1 pote pequeno de azeitona verde sem caroço
-1/2 xícara de milho enlatado no vapor (também mais saboroso e macio do que em conserva)
-1 xícara de salsinha
-1/2 cenoura
-sal a gosto


     Pique apenas as folhas da salsinha.
     Rale a cenoura com casca (é mais nutritivo e evita desperdício).
     Descongele a ervilha com água para não ressecar, seja no fogão ou no microondas, e resfrie.
     Misture a salsinha e o sal na maionese.
     Misture duas colheres de sopa de maionese temperada com a cenoura, o milho e a ervilha.
     Em uma forma com abas altas, monte as camadas de pães com casca (prefiro manter a casca para não desperdiçar).
     Use o restante da maionese temperada para cobrir tudo, dando atenção às laterais para que os ingredientes das bordas não saiam do lugar.
     Cubra as laterais com o parmesão e o topo com as azeitonas (não gosto do sabor da azeitona misturada com outros ingredientes).



Pãezinhos Recheados com 3 Queijos

          Vi essa receita num desses vídeos curtinhos do face e decidi testar, já que parecia tão fácil. E realmente é. Fiz tudo em 30 minutos e fica bem gostoso. É uma ótima receita para aquelas horas de relaxar assistindo alguma coisa.


-pãezinhos médios em quantidade suficiente para preencher uma forma grande (prefira pães de casca macia, caso contrário, podem ficar muito duros)
-2 xícaras de catupiri (escolha o mais mole que encontrar)
-200g de mussarela ralada
-200g de parmesão ralado
-1 xícara de salsinha
-2 colheres de sopa de cebolinha
-1 colher de sopa de pimenta do reino
-sal a gosto


     Preaqueça o forno a uma temperatura alta (meu forno não tem medidas, só sei que é alto). O processo de preparação leva menos de 10 minutos, que é suficiente para o forno aquecer.
     Pique a cebolinha.
     Pique ou rasgue apenas as folhas da salsinha em pedaços grandes.
     Misture a cebolinha, a salsinha, o catupiri, a mussarela, a pimenta do reino e o sal.
     Corte o centro dos pães, recheie 2/3 com a mistura e cubra o restante com o parmesão.
     Monte tudo na forma sem deixar o queijo cair. Não é preciso untar.
     Coloque para assar em temperatura alta por 10 à 15 minutos até gratinar ou o pão começar a virar torrada (retire antes).



Ovo de Colher

          O clichê temático de data comemorativa ajuda muito a ter ideias.
          Eu não gosto do ovo de colher tradicional porque não dá para pegar a casca dura de chocolate junto com o recheio na colher e é preciso comer tudo separado, por isso, esta receita é diferente, com uma ganache macia no lugar da casca dura e uma forma de plástico servindo de suporte.
          Assim como adaptei o recheio de leite condensado com esses ingredientes, o mesmo pode ser feito com vários outros com a mesma base.


Chocolate Meio Amargo com Leite Condensado e Morango

          Eu adoro essa pasta de leite condensado por ser versátil. É a base para aquele brigadeiro de última hora, que também pode virar beijinho ao substituir por coco, e muitas outras opções dependendo da combinação. Costumo fazer pura para comer com frutas e morango é uma das minhas favoritas para ela. Também fica ótima com banana ou maçã caramelada e canela, como comprovei com alegria em tortas de Florianópolis.


-1 caixinha de morangos (não podem estar moles)
-1 caixinha de leite condensado
-3 colheres de sopa de creme de leite
-1/2 barra de chocolate meio amargo
-1/2 barra de chocolate ao leite
-1/2 colher de café de sal
-1 fôrma de 500ml comum
-1 caixa presenteável opcional


     Quebre o chocolate em quadradinhos, acrescente o creme de leite e derreta em fogo baixo até ficar homogêneo (pode ser em banho maria ou no microondas, como preferir). Deixe na geladeira para resfriar até começar a endurecer. Separe duas colheres fora da geladeira para enfeitar.
     Com o suporte de uma vasilha, espalhe o chocolate na fôrma de plástico. Se ele não estiver grudando, é porque precisa estar mais frio. Retorne para a geladeira após o posicionamento.
     Misture o sal ao leite condensado e mexa sem parar em fogo baixo até poder pegar um montinho na colher sem escorrer. Cuidado para não deixar duro demais. Deixe na geladeira para resfriar até ficar em temperatura ambiente (não gelado).
     Separe os morangos mais bonitos para enfeitar e retire a casca do restante com as mãos, sem cortar a superfície do morango. Não corte ou use morangos com a casca cortada ou mole, pois começarão a soltar líquido em poucos minutos.
     Posicione os morangos do recheio no fundo da forma, cubra com a pasta e use a criatividade para enfeitar. Depois, recorte a lateral da forma e monte na caixa.


Chocolate Branco com Paçoca

          Fiz este para o Hudson. Ele ama paçoca!
          Como disse anteriormente, esta pasta pode ser feita em vários sabores. Acrescentei paçoca no processo, mas poderia ser qualquer outro ingrediente seco, como castanhas, matcha ou café (gosto muito de cappuccino). No caso de ingredientes úmidos como maracujá, limão, caldas ou pedaços de frutas, é preciso esperar esfriar para misturar.


-15 paçocas rolhas
-1 caixinha de leite condensado
-3 colheres de sopa de creme de leite
-1 barra de chocolate branco
-1/2 colher de café de sal
-1 fôrma de 500ml comum
-1 caixa presenteável opcional


     Quebre o chocolate em quadradinhos, acrescente o creme de leite e derreta em fogo baixo até ficar homogêneo (pode ser em banho maria ou no microondas, como preferir). Deixe na geladeira para resfriar até começar a endurecer. Separe duas colheres fora da geladeira para enfeitar.
     Com o suporte de uma vasilha, espalhe o chocolate na fôrma de plástico. Se ele não estiver grudando, é porque precisa estar mais frio. Retorne para a geladeira após o posicionamento.
     Misture o sal e 5 paçocas ao leite condensado e mexa sem parar em fogo baixo até poder pegar um montinho na colher sem escorrer. Cuidado para não deixar duro demais. Deixe na geladeira para resfriar até ficar em temperatura ambiente (não gelado).
     Posicione as poçocas do recheio no fundo da forma, cubra com a pasta de leite condensado e use a criatividade para enfeitar. Depois, recorte a lateral da forma e monte na caixa.


6 comentários:

  1. Que fome que me deu! Tudo parece gostoso demais! Vou testar os pães no próximo fim de semana e da próxima vez que eu fizer torta salgada vou experimentar essa receita. Esses ovos recheados são ótimos, também estou com ingredientes aqui para fazer alguns <3 Adoro fazer ovos caseiros, a gente fica livre pra colocar o que mais gosta.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já quero fazer esses pães de novo, ai, ai X9

      Bom nomnomnom para você :9

      Excluir
  2. Nossa, quanta coisa maravilhosa de comer num post só! Nham!!

    Eu sou apaixonada por torta fria, mas acho que tenho alergia a algum dos componentes (algum estabilizante, talvez?) e, logo, não posso comer com muita frequência... ;_; A sua está do jeitinho que eu gosto! Só acrescentaria pepinos em conserva! <3

    Os pãezinhos e ovos, minha nossa!! Maravilhosos nas fotos: que dirá na boca?

    Kari, obrigada por compartilhar essas receitinhas divosas conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou fazer em casa, testando os ingredientes separadamente para saber qual deles dá a alergia? Eu sou fraca com maionese, apesar de adorar. Não sei se é só por causa da quantidade de óleo, mas sempre fico enjoada se comer demais.

      Eu não curto picles :P Lembro que sempre tinha nas tortas frias de Floripa. Deve ser coisa do sul :3

      Eu estou penando para comer meu ovo, sabia? Eu não consigo comer muito doce e não achei que renderia tanto. Mesmo dividindo com a minha família, que também não é de doces, só demos conta de 1/3 até agora. Como o morango estraga rápido, precisamos comer até amanhã D:

      Por nada! Obrigada pelo carinho <3 Estou me divertindo muito testando aquelas receitas que acabava deixando para depois e está sendo terapêutico :3

      Excluir
  3. Eu adoro testar novas receitas, principalmente agora que trabalho em casa e tenho tempo. Estou adorando você compartilhar porque acabo testando também!

    Esses vídeos do facebook são uma ajuda e tanto para sempre ter uma ideia diferente. Já tinha visto essa receita dos pãezinhos e agora me deu muita vontade de fazer.

    Os ovos ficaram lindos!!E parecem maravilhosos. Fazer em casa é uma ótima opção econômica e você pode personalizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses vídeos são ótimos porque já mostra ali em alguns segundos se é algo interessante de fazer. Como eu gosto de cozinhar quando bate aquela vontade estranha de ter trabalho (é, eu gosto do processo de cozinhar, não necessariamente de comer XD), eles dão uma boa ideia de como é ^^

      Verdade. Eu não tenho pique para isso, mas é tentador vender ovos, porque você investe pouco e pode vender por um bom preço :O

      Excluir

* Seja educado e coerente.

* Não faça propagandas.

* Agradeço muito pela visita e pelo comentário <3