Páginas

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Bolinhos de Feijão e Vinagrete Suave


          A fadiga eventualmente me causa ansiedade. Normalmente é só à noite, antes de dormir, por causa da carga do resto do dia ou porque junto com a insônia tensa que eu também tenho, mas vez ou outra dá durante o dia.
          Nessas horas, o melhor para mim é cozinhar algo que eu nunca fiz, pois além de me manter focada em algo que me relaxa, ainda termino com alguma coisa gostosa como recompensa. É duplamente funcional.
          Nesse dia eu senti que a crise estava começando e fui logo conferir quais ingredientes eu tinha na cozinha. Ao ver um feijão preto que já estava ficando velho e couve refogada do dia anterior, não tive como pensar em outra coisa.
          Vi essa receita em algum programa nacional na versão feijoada e achei que era perfeita pra usar o feijão. No fim, nem foi assim tão trabalhoso quanto eu pensei que seria (tenho preconceito e acho que dá trabalho demais fazer e fritar bolinhos) e ficaram bem gostosos.
          Fiz também uma vinagrete porque com molhinho é sempre mais gostoso. Como tenho uma leve alergia à cebola crua, modifiquei um pouco a receita tradicional.


Bolinhos de Feijão

-500g de feijão preto cozido (já temperado e com pouco caldo e grosso)
-200g de farinha de mandioca temperada (eu usei aquela básica da Yoki)
-100g de couve manteiga refogada (já temperada)
-1 ovo
-100g de farinha de rosca

     Requente o feijão e misture com a farinha temperada até virar um tutu consistente e uniforme.
     Separe o ovo batido em um potinho e a farinha de rosca em outro.
     Com uma colher de sopa cheia (pense numa porção farta de bola de sorvete em cima da colher) da mistura de feijão, achate uma camada de um dedo de espessura na palma da mão, coloque uma colher de chá da couve no centro e feche em uma bolinha.
     Passe as bolinhas no ovo e depois na farinha de rosca.
     Deixe no congelador por 3 horas para não correr o risco delas desmancharem na hora de fritar.
     Frite em óleo bem quente, lembrando que elas já estão cozidas por dentro e só precisam ficar crocantes e bonitas por fora.
     Rende 12 bolinhos.

Vinagrete Suave

-2 tomates
-1 pepino japonês
-1 xícara de salsinha
-1 colher de sopa de cebola
-3 colheres de azeite de oliva
-1 limão taiti
-1/2 colher de café de açúcar
-pimenta do reino a gosto
-sal a gosto

     Eu usei um processador, mas acho que é possível fazer no liquidificador também.
     Triture primeiro a salsinha, a cebola, o azeite, o suco do limão e os temperos por um minuto, depois adicione o tomate e o pepino e triture até ficarem com o tamanho que preferir.
     Rende 3 xícaras e pode ser usado como molho para salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Seja educado e coerente.

* Não faça propagandas.

* Agradeço muito pela visita e pelo comentário <3