Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Hambúrguer de Homus


          Todo mês faço um monte de hambúrguer pro marido, mas é sempre com proteína de soja, que eu não gosto muito. Não costumava fazer algum diferente pra mim por preguiça, já que não faço assim tanta questão de hambúrguer, mas dessa vez, aproveitei que já estava com todos os ingredientes e separei uma parte pra mim.
          Achei esse simplesmente uma delícia e agora vou passar a testar receitas novas sempre.


-200gr de grão de bico cru
-1/3 xícara de aquafaba
-3 dentes de alho
-1/2 xícara de hortelã fresca
-pimenta do reino a gosto
-sal a gosto
-pitada de açúcar
-1 xícara de farinha de rosca
-azeite a gosto
-limão a gosto

     Cozinhe o grão de bico normalmente e separe 1/3 de xícara da água de cozimento (aquafaba).
     Caso tenha processador, bata os ingredientes nessa ordem: aquafaba, dentes de alho, grão de bico, hortelã, pimenta e sal.
     Caso for fazer à mão, amasse o grão de bico até ficar uniforme, pique o alho em pedaçoes bem pequenos ou amasse, pique as folhas de hortelã e misture com aquafaba, sal e pimenta.
     Depois de obter uma massa uniforme, adicione a farinha de rosca, a menos ou a mais, até ficar bem firme.

     Por questão de melhor consistência e sabor, o azeite e o limão devem ser usados depois, para fritar e para adicionar como molho.

     Para fritar, não é preciso moldar antes, basta colocar a porção de uma concha de feijão na frigideira ao fogo baixo e moldar ali com a ajuda de uma espátula. Pode parecer que vai dar ruim, mas é só moldar, pressionar um pouco por alguns segundos, tampar e aumentar o fogo para médio. Em mais ou menos 2 minutos o hambúrguer ficará sequinho e resistente do lado frito e poderá ser virado sem medo.

     Caso queira congelar, pode ser guardado cru em um pote grande (descongele naturalmente sem esquentar, caso contrário, a farinha vai cozinhar e vão ficar duros na hora errada) ou, como eu, em pequenos potinhos com o tamanho exato da porção (esses podem ser descongelados no microondas e isso até ajuda a virar já com o formato certo na frigideira).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Seja educado e coerente.

* Não faça propagandas.

* Agradeço muito pela visita e pelo comentário <3