Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2016

Beleza - Cosméticos Faciais - Rotina Básica


          Considerando a minha postagem anterior sobre o assunto, esses são os 4 itens que recomendo para qualquer pessoa: um sabonete facial multifuncional, um protetor labial, um protetor solar e um hidratante multifuncional leve.
          A marca e o tipo podem variar de acordo com a pele e preferência de cada um, mas são itens essenciais para o dia a dia, já que todo o mundo precisa lavar o rosto, usar filtro solar e hidratar os lábios ou a pele em algum momento.
          Minha pele é sensível, normal no calor, seca no frio, tem poucas rugas e tem olheiras e sardas consideráveis. Eu não me incomodo com as olheiras, ruguinhas ou sardas (aliás, gosto muito das minhas sardinhas e deixo de passar base nas bochechas para que fiquem visíveis). Só cuido da sensibilidade e da tendência a ressecamento.
          O que mais funciona contra a minha sensibilidade é não usar nenhum hidratante, protetor solar ou maquiagem, então, durante o clima quente, quase não uso nada, apenas mantenho a limpeza. Isso só é possível porque quase nunca saio de casa (cerca de uma vez por semana ou menos). Hidrato no dia que uso maquiagem e no dia seguinte porque minha pele resseca muito.
          Quando o frio começa, passo a usar hidratante todos os dias, pois o ressecamento passa a piorar o problema da sensibilidade. 3/4 dos cosméticos que tenho são para clima frio, já que a minha pele resseca de pouco à muito dependendo da ocasião, então, tenho itens diferentes para cada uma.
          Voltando ao basicão, esses são os produtos que recomendo por serem funcionais e viáveis:


     A diferença entre um sabonete comum em barra, ou mesmo um específico nacional, e os foamings orientais é gigantesca, seja em eficiência ou no valor. Eles são sabonetes em pasta ou creme que viram espuma ao serem friccionados com água (não devem ser aplicados no rosto sem terem virado espuma). Após testar um, abandonei de vez os sabonetes nacionais e tive boa parte da minha sensibilidade amenizada com essa simples substituição.

-Etude House Baking Powder Cleansing Foam Moist: no quesito multifuncionalidade, este é o meu favorito. Diferente da sua versão tradicional, que é forte e costuma causar ressecamento, este é suave e hidratante, mas mantém a limpeza profunda e a remoção de maquiagem. Eu uso apenas para remover maquiagem, mas pode muito bem ser usado todos os dias o ano todo. O rendimento é grande, fazendo muita espuma cremosa com uma gotinha (lembrando que a mão e o rosto precisam estar bem molhados). É cruelty free. Custa $8 com frete incluso no Ebay.

Dica: ultimamente surgiram pesquisas dizendo que lavar o rosto mais de uma vez por dia faz mal, mas não explicam que isso se aplica à lavar assim que acorda e que o banho não conta, ou seja, já são duas vezes. Também não dizem que só se aplica a uma pele que não usa maquiagem, cosméticos ou se suja com suor ou poluição, então, é aconselhável lavar ao acordar, após horas usando cosméticos ou para limpar as impurezas de um dia todo na rua.


     Meus lábios são a parte mais problemática do meu rosto. Alguns dias sem hidratante são suficientes para que rachem de tão secos, mesmo em pleno verão. Por conta disso, preciso usar emolientes todos os dias. Tenho sérios problemas com batons, que quase sempre causam irritações e alergias severas e só posso usar pigmentos que não são absorvidos pela pele, como é o caso dos batons líquidos matte, que vieram para me salvar.

-Vult Protetor Labial Cacau e Karitê: já testei muitos hidratantes labiais nacionais e internacionais e esse é de longe o melhor e mais barato. Notei que a maioria deles não eram totalmente absorvidos pela pele, então, não hidratavam profundamente, apenas superficialmente, continuando secos por dentro e grudentos por fora. Este é muito bem absorvido e não meleca. Na parte superior da imagem, minha boca sem aplicação de nada por 5 dias, ressecados, escamando e já iniciando a formar dobrinhas que rachariam em breve. Na parte inferior, lábios hidratados e restaurados em apenas 2 dias de uso. É cruelty free. Custa R$2 em farmácias ou perfumarias nacionais.

Dica: lave os lábios com sabonete para tirar resíduos de gordura e saliva e não seque, deixe a água ser absorvida naturalmente antes de aplicar.


     Acima da estética, se proteger do sol é uma questão de saúde e é bom ter ao menos um facial e um corporal. Eles costumam me incomodar muito, seja por ficarem pegajosos e desconfortáveis ou por irritarem meus olhos, então, confesso que não testei muitos, mas ter tido sucesso só com este entre 10 nacionais e internacionais deve significar algo.

-Flores e Vegetais Protetor Solar Facial 30FPS: não me causou qualquer tipo de sensibilidade e tem um potente efeito matte sem causar ressecamento. Ao ampliar a imagem, é possível notar um ressecamento na região dos olhos que desaparece ao aplicar o protetor. É muito leve e confortável e ainda ''esbranquiça'' (aquele efeito comum de protetores brancos) na medida certa, bem pouco, servindo como blur na minha pele. Também funciona como primer. É vegano e cruelty free. Custa R$30 em farmácias e perfumarias nacionais (é vendido somente em um kit de protetor facial + corporal, que também é muito bom).


     Hidratar a pele nem sempre é questão estética. Se feita corretamente, evita acne, queimaduras, sensibilidade, ressecamento e infecções, além de manter o conforto de peles oleosas ou secas demais. Independente do tipo de pele (eu já tive pele mista), meu critério para ver que é um bom hidratante é ele se dissolver completamente em água. Apenas aplico nas mãos ou no rosto e lavo com água. Se sair tudo sem precisar de sabonete, sei que será bem absorvido (tenho poros bem fechados e substâncias grossas ou oleosas não são absorvidas).

-Mizon Snail Recovery Gel Cream: apesar de eu variar muito os hidratantes que uso durante o ano, este é o que eu mais aproveitaria o ano todo e em qualquer situação se tivesse que escolher só um. É um gel leve e fácil de espalhar que se adapta de acordo com a quantidade aplicada, dando conta de não ficar melequento no calor e podendo ser usado em grande quantidade para hidratar bem no frio. Também pode ser passado em tono dos olhos sem causar irritação. Uso ele principalmente no frio, por baixo da maquiagem, como primer. É cruelty free. Custa $5 com frete incluso no Ebay.

Dica: nunca aplique hidratantes sem antes lavar pele. Mesmo que tenha a intenção de passar o mesmo produto, não permaneça com ele por mais de 6 horas, pois ele oxida, absorve sujeira e poluição do ambiente e acumula suor e gordura nesse meio tempo.


     Por último, entre hábitos manjados sugeridos por qualquer médico, como ter boa alimentação e se exercitar regularmente, tem dois que eu vi sem querer num tutorial aleatório e comprovei: manter a higiene das roupas de cama e dos cabelos contribui diretamente para os cuidados com a pele do rosto, já que ela é sensível à ácaros, poeira, sujeira no geral e oleosidade e química de produtos de cabelo.

10 comentários:

  1. Oi Karine!

    Meu kit de cuidados básicos tbm é bem simples e eficaz. Minha pele é bem oleosa, e não tenho acnes nem manchas. Minha pele é bem lindona por sinal ^^°, Mas o que tenho de óleo na cara é o que tenho de secura nos lábios. Meus lábios são iguaizinnhos os seus. Por onde eu ando em casa ou trabalho, tem sempre uma manteguinha escondida lá \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chatinho, né? Há muito tempo atrás, eu era bem desleixada com eles e deixava ressecar e rachar x.x Depois que comecei a cuidar, acostumei a viver com manteiga de cacau XD

      Excluir
  2. Estou gostando desses teus posts falando sobre cuidados :)
    Se não for pedir demais, eu não sou eximia utilizadora do ebay e por isso me perco naquele mundaréu de links, você poderia indicar lojas ou falar um pouco que como comprar de uma forma mais segura?

    Xero, fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^^

      Quando vou comprar, digito o nome do produto que quero (na verdade, um resumo, já que os vendedores nem sempre escrevem certinho, ex: Etude Baking Moist), seleciono a opção ''price+shipping lowest first'' e compro o mais barato que aparecer se for um vendedor bem cotado (top-rated seller). Sempre comprei sem me importar em já conhecer a loja e todas as minhas compras deram certo, então, não acho que deva se preocupar também. Claro que há lojas que sempre caem em primeiro na busca por serem as melhores e mais baratas, como a f2plus1, beautynetkorea, rubyruby76, bringbringshop, rinishop...

      A dica que te dou é comprar cada produto separadamente. Como o frete já está incluso, você não vai economizar comprando tudo junto mesmo. Eu notei que tem mais chances de ser taxado se comprar dois ou mais produtos de uma vez e sempre compro individualmente. De tudo que já comprei de cosméticos no ebay, metade do que comprei em conjunto foi taxado, enquanto apenas 1 a cada 30 das compras individuais foram taxadas :)

      Excluir
  3. Amo testar cosméticos novos! Hábito que adquiri com o tempo e a necessidade de cuidar mais da pele. Os foamings da Etude House são os meus favoritos, tanto pelo preço como pela qualidade. Trocar por cosméticos reduziu a maior parte da sensibilidade da minha pele também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Queria poder sustentar isso sempre e comprar várias coisas XD

      Os foamings da Etude também são meus favoritos. Em comparação com os que testei de outras marcas, mesmo os mais baratinhos eram mais suaves e hidratantes.

      Excluir
  4. Esses produtos da Flores e Vegetais são ótimos mesmo!

    Comprei aquele creme de pepino que tinha pedido sua opinião sobre e ele é maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que você gostou deles. Fiquei com receio de recomendar algo que não dá certo para os outros :P

      É uma delícia usar ele para refrescar a pele, né? :3

      Excluir
  5. Gostei muito da recomendação do protetor solar, principalmente por ele ser cruelty free.
    Fiquei com receio de não achar aqui nas lojas, mas olha que beleza, eles vendem pelo site!
    Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Flores e Vegetais é um amor! Eu fico feliz que cada vez mais marcas nacionais estão parando de testar em animais <3

      Por nada ^^

      Excluir

* Seja educado e coerente.

* Não faça propagandas.

* Agradeço muito pela visita e pelo comentário <3